quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Beira do Abismo

Bem equilibrado em seus magníficos esquis, um moço desliza rapidamente por uma pista através da floresta nevada. No termo da ladeira abre-se um barranco profundo. O jovem desliza com a rapidez da flecha; mas, a alguns metros do barranco, pára de súbito com movimento lento e firme. Ei-lo de pé, à beira do precipício, imóvel, como uma coluna de granito.
- Bravo! Magnífico! Onde aprendeste essa tão grande precisão? - exclamaram os companheiros.
- Não foi aqui que comecei, é certo - respondeu o hábil patinador. - Primeiro ensaiei, e mais de cem vezes parei em ladeiras menos perigosas.
Agora sei travar os meus esquis à beira de qualquer abismo!
O caminho da vida, meu amigo, é também uma pista, com muitos barrancos, e hiatos profundos. E os que não ensaiam cem vezes deter-se na ladeira, resistindo bravamente à tempestade das paixões, acabam por cair no abismo e perder-se nele sem recurso. Exercitar a vontade é manter, constantemente, o espírito em estado de luta contra a autoridade avassaladora do corpo. A alma de quem cede sem resistência ao menor instinto, carecerá de firmeza, e uma confusão terrível lhe envolverá os pensamentos...
Tal verdade transluz na palavra do Senhor: "O reino dos céus deve ser conquistado, e só os violentos podem arrebatá-lo das nossas mãos".
A primeira condição dum caráter firme é lutar contra si mesmo e fazer reinar a ordem na floresta virgem das forças que o instinto, por vezes, torna desregradas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário