quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Anel de Augusto

Costumava Augusto trazer um anel em que fizera esculpir um caranguejo que prendia entre seus rígidos ferrões uma frágil borboleta.
Como quer que alguém certa vez o interrogasse acerca de tão estranha figura, respondeu:
- A borboleta representa a precipitação, o arrojo, a pressa; atira-se ao perigo sem lhe prever as conseqüências. O caranguejo, ao contrário, tardio e retrógrado no andar, significa prudência e segurança. Lembra-me pois esta figura que devemos evitar as decisões precipitadas que sempre nos conduzem à desordem e ao erro.
É de grande sabedoria não ser precipitado nas ações, nem aferrado ao próprio parecer.
A essa sabedoria também pertence não crer em todas as palavras dos homens, nem encher os ouvidos alheios do que se ouve ou vê.
Toma conselhos com o homem sábio e consciencioso e, de preferência, procura ser instruído por alguém melhor que tu.
A vida virtuosa faz o homem sábio, segundo Deus, provado em muitas coisas.
Quanto mais humilde e submisso a Deus for alguém, tanto mais prudente será.
São Francisco de Sales não era visto em caso algum tomar atitude precipitada ou impaciente, e como em certa ocasião alguém lhe perguntasse o motivo, respondeu: Perguntais-me como tenho podido, vendo todos se apressarem, não me apressar também, nem pôr mãos à obra. Que quereis que vos responda? Não vim a este mundo para trazer perturbações; não se encontram aí tantos embaraços sem que seja preciso que os aumente pela minha pressa?
Devemos, contudo, evitar uma lentidão excessiva, porque todos os extremos são defeitos. Sede tranqüilamente ativos, e ativamente tranqüilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário